"Watercolor is like life. Better get it right the first time – you don't get a second chance"

Amigos

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Convite!!!!





Depois de ter a sorte de ter centenas de amigos que foram á minha primeira "festa", venho aqui denovo convidar para uma segunda "fiesta!"... :)
Desta vez será na Bica de São Pedro de Sintra, em São Pedro de Sintra!vão ser 10 aguarelas em jeito de acompanhamento á sala de Chá... apareçam!!!

"Desenho e aguarela, desde sempre fui obrigado pelo Pai a andar com um bloco, vicio esse que todos os dias agradeço por me ter “pegado”. Mais tarde nos primeiros anos de faculdade e depois de recuperar o hábito no secundário, tornou-se de novo em vicio e desde então já vou em oito diários gráficos.

Entre passeios e viagens , sejam elas de uma hora ou semanas, procuro sempre apanhar o momento que me chamou a atenção , quer seja um edifício ou uma árvore.

No ultimo ano dei a conhecer o meu blog, que inevitavelmente chamei-o de desenhoaguarela.blogspot.com um projecto claramente influenciado pelo urbanscketcrs, um outro blog com o qual também participo e que no passado mês de Fevereiro organizou uma exposição conjunta.

Desde que me lembro, Sintra tem estado ao meu lado desde sempre crescendo eu nas suas paisagens.

Sintra fascina-me, da mesma forma que fascina qualquer romântico e apreciador de beleza inesgotável.

Nesta apresentação de uma serie de aguarelas vou fazer um passeio pelos finais de tarde. A maior parte são de passeio junto ás arribas ou no areal da praia grande , havendo um pequeno desvio ao lugar da Carrasqueira, onde em duas aguarelas tentei apanhar a luz maravilhosa que presenciei. "








quarta-feira, 27 de julho de 2011

Convento dos Capuchos.


Dos melhores lugares que conheço. torna-se especial é nos finais de tarde de inverno cheios de frio e nevoeiro!!enfim, apanhei um dia cheio de sol, por isso não gostei tanto, mas o que interessa é que deu para desenhar!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Prainha.


Das melhores praias que há... que bom...enfim, amanha vai uma aguarela de lá mas de manha!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Scala Coeli.

Convento Scala Coeli da ordem dos irmãos Cartuxos em Évora! é um convento de clausura para quem não sabe e é uma ordem fundada por São Bruno!!! felizmente consegui uma visita a um lugar absolutamente estrondoso onde nunca entrou uma mulher e onde é extremamente raro entrar uma pessoa de fora. O mais bonito desta minha experiência de vida foi o facto de ter tido a sorte de ter uma visita guiada pelo irmão Isidoro!!! uma vida de reflexão impressionante, uma pessoa extraordinária mesmo!!!fiquei de certa forma comovido!(parece foleiro mas fiquei!)
Vi tudo!!entrei no mundo de um Cartuxo, tentei perceber como vivem o dia á dia e fiquei fascinado com a paz e força que se sente nos claustros e nas capelas!!! simplesmente a experiência mais marcante na minha vida! a alegria de vida que senti na forma como o irmão Isidoro falava e contava-me a história daquelas pedras deixaram-me embasbacado com as histórias e os pormenores!!




Sendo eu católico e estudante de arquitectura a visita este convento foi completamente breathtaking!!!os claustros deixaram-me K.O. principalmente o grande, ao qual os irmãos lhe dão o nome de " a Cidade"... achei qualquer coisa... a paz que se sente aqui é assobrante de bonito... o som dos pássaros são a musica deste convento, é de uma beleza e de um sublime que nunca vi, e acho que dificilmente voltarei a encontrar num outro lugar, seja ele arquitectónico ou paisagem!!!






... é sem duvida o lugar mais bonito em que já estive... encontrei o sublime no bocado do céu na cidade dos Cartuxos, no claustro grande tudo o resto torna-se superficial, ali sim tudo é TUDO!



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Arrassário.



Após um série de dias sem aqui vir, mas sem parar de desenhar, volto com novos desenhos e aguarelas... fica aqui um desenho aguarelado da vista e final de tarde na estrada do Arrassário (aqui em Sintra) e fica também um pequeno por de sol feito no outro dia...já tinha saudades das nuvens escuras nos finais de tarde!!!...enfim, até amanha!!!


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Frederick Franck

I have learned that what I have not drawn I have never really seen, and that when I start drawing an ordinary thing, I realize how extraordinary it is, sheer miracle. - Frederick Franck

domingo, 3 de julho de 2011

a Jóia.



...Finalmente tive coragem de desenhar a jóia de Praia Grande... a prainha!é de longe a zona mais bonita da Praia Grande, hoje em dia é-me impensável ir á praia sem ir dizer olá ás rochas da prainha!!!na sexta feira fiz bem mais!!disse o habitual olá e sentado na areia comecei a medo a desenhar as rochas de onde tantas vezes já saltámos e demos uns belos mergulhos !assim foi, enquanto o Bernardo andava a chapinhar estava eu entretido com as perspectivas, sombras e gaivotas... só depois de uma primeira aguada dada em in situ é que foi dar um grande mergulho ao final de tarde!!soube-me a verão!!!

Parabéns tio Gungum lembrei-me do tio mas esquecime!!!